sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de Abril de 1974 - 40 anos depois...



Decidimos hoje satisfazer um pouco a curiosidade de alguns amigos que se admiram e se interrogam sobre como conseguimos, há já mais de 5 anos, organizar-nos de forma a manter sempre acesa a luz deste Farol, apesar das vicissitudes e dos imprevistos que durante estes anos nos têm algumas vezes surpreendido aos três.

Vamos assim dar a conhecer-vos como foi o nascimento deste post sobre “Os 40 anos do 25 de Abril”.
Eis os diálogos que trocámos por e-mails:

Y :   Peço a X que vá pensando e me sugira algo para os 40 anos do 25 de Abril. Coisa simples mas penso que deverá ser uma data a assinalar e a não deixar passar.

Y :  Entretanto peço-te, X, que me digas algo sobre o post do 25 de Abril, imagem, texto, frase.

X : Y, não posso escrever um texto sobre o 25 de Abril, porque não pactuo com hipocrisias. 

O verdadeiro significado do 25 de Abril de 1974 já há muito que se perdeu, enlameado como se de uma bola de futebol se tratasse em jogo muito disputado em campo de lama. Os adversários chutam deformando o esférico a seu prazer. 

Governos cada um pior que o outro, partidos inconsistentes e um povo que nunca se interrogou sobre como se governava e governa, de onde vinha o dinheiro e o mais importante se estava a ser gasto de forma racional. A título de exemplo analisemos  os subsidiários de reinserção, a saúde e a educação. 

Não acredito em nenhum partido que aqui existe, nem em governos que poderão ser.

Acredito somente em liberdade conquistada por muitos que alguns poucos querem fazer sua. 

Se quiseres assinalar o dia com um selinho estás à vontade.

Y : Ok X, totalmente de acordo contigo mas só uma coisa: é que acabaste de escrever um belíssimo texto sobre o 25 de Abril. Se assim o entenderes e me autorizares, poderei colocá-lo tal e qual como está, juntamente com um selinho o mais simples possível, apenas assinalando que se passaram 40 anos.
Bem, diz qualquer coisa.

Z :  Este texto tal como esta sentido por X es perfecto, me parece una buena idea..
Ahora es X quien tiene que decidir si se publica o no?

X :  Olá aos dois, 
Nem tinha reparado muito bem no que escrevi. Por mim, podes publicar, desde que emendes os erros e disparates, mas emenda mesmo, agora é que vi.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Páscoa Feliz


Uma Feliz e Santa Páscoa são os desejos sinceros da equipa do Farol

Argos * Tétis * Poseidón

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Color Azul




 Es por eso que me gusta el color azul:

Como el azul del cielo y el mar que abre los horizontes, el azul y sus matices colores (turquesa...) es un color muy relacionado con los sueños, la sabiduría y la serenidad.

 Es uno de los colores favoritos de los Occidentales: de hecho, está en todas partes a nuestro alrededor. El azul es el eco de la vida, los viajes y descubrimientos en el sentido literal y figurado. (Introspección personal).

Como  el agua  que sacia, el color azul da una sensación de refrescante y pureza que permite encontrar una paz interior en relación con las cosas más profundas. El azul es el símbolo de la verdad, como el agua clara que no puede ocultar nada. Este color suele gustar a todas las generaciones, siendo así tampoco debemos abusar.

Puede llegar a ser asfixiante rápidamente si es demasiado presente. Es aconsejable decidirse por un color azul oscuro con colores más claros como el blanco o beige. La turquesa y los azules claros son una mezcla perfecta con tonos de marrón.


Significado positivo: el sueño, la sabiduría, la serenidad, la verdad, la lealtad, la frescura

Significado negativo: la melancolía

Representación:
marino, cielo, flores (de arándanos)


A  Z  U  L

A mparo de mis sentimientos de amaneceres en,

Z onas profundas  de melancolía y serenidad.


Único y grande me siento por,


L legar a conseguir esa frescura de bien estar de color Azul ..



 





domingo, 6 de abril de 2014

Uma andorinha de barro

As perguntas de sempre: Tiveste um bom dia de aniversário? E presentes?
Os presentes, mesmo em adulto as pessoas perguntam, curiosidade para algumas, verdadeira amizade para as outras que gostam de me ver feliz.
Sorrio, inúmero os muitos que tive, vejo sinais de aprovação, admiração e também de alguma invejazita saudável até partilhar com elas o presente favorito. Noto a estranheza no olhar e o silêncio de quem não sabe o que responder.
Uma andorinha.
Uma andorinha modelada em barro, de curvas suaves a que o vidrado deu a macieza perfeita. Negra, brilhante, leve. Do tamanho exacto para caber na palma da minha mão.
Quando os meus dedos se fecham sobre ela, adaptam-se ás suas curvas e não há arestas que magoem o meu abraço desajeitado.
Uma andorinha de barro para os outros, um presente sem nexo para um homem.
Não podem estar mais enganados.
Andorinha-promessa, andorinha-esperança, andorinha-amor, andorinha-força, andorinha-vida e até andorinha-morte.
Não sabem nem podem adivinhar o que significa descobrir a primeira andorinha do ano. E depois a sua companheira e mais outra e outra ainda.
Não sabem o que é voar com elas nessa liberdade interior, bando de andorinhas-sonho capazes de me fazer elevar mesmo com asas de chumbo. 

terça-feira, 1 de abril de 2014

Feliz Aniversário Argos!...



Hoy es un día especial... un año se queda atrás y otro llega con nuevas oportunidades para llenarlo de sonrisas, abrazos y momentos especiales.

Tus amigos te desean que se cumplan todos tus deseos y que puedas compartir con nosotros alguno de esos momentos especiales.
Ojalá lo disfrutes en compañía de aquellos que aprecias y te hagan pasar unos momentos inolvidables.

¡Feliz Cumpleaños!
 
Poseidón * Tétis

***

Hoje é um dia especial... um ano fica para trás e um outro chega com novas oportunidades de enchê-lo de sorrisos, abraços e momentos especiais.

Os teus amigos desejam-te que se realizem todos os teus desejos e que possas partilhar connosco alguns desses momentos tão especiais.
Fazemos votos  que o desfrutes na companhia daqueles que amas e que te fazem passar momentos inesquecíveis.

Feliz Aniversário!


Tétis * Poseidón