segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Urso Polar - espécie ameaçada



Ursos polares entre as 31 novas espécies ameaçadas


Convenção pela Conservação de Espécies Migratórias anunciou nova lista de espécies ameaçadas de extinção. Estima-se que existam entra 20 mil a 25 mil ursos polares.


Ursos polares, raias, algumas espécies de baleias e gazelas passam a ser consideradas animais ameaçados, por decisão da Convenção pela Conservação de Espécies Migratórias.

Num encontro internacional que terminou no domingo em Quito (Equador), considerado "histórico", 700 representantes de 120 países que integram aquela convenção aprovaram uma lista de 31 espécies migratórias ameaçadas a nível mundial.

Entre os animais, cuja existência deve ser protegida, estão o urso polar, com uma população estimada entre 20 mil e 25 mil animais, assim como uma espécie de gazela, a abetarda (uma ave presente na Europa e China), raias, tubarões-martelo e peixe-espada.

De acordo com o diretor-executivo da convenção internacional, Bradnee Chambers, os animais migratórios tornaram-se num exemplo do que tem acontecido a nível global, no que toca à poluição e às consequências das alterações climáticas: "As ameaças aos animais migratórios irão afetar-nos a todos".

A Convenção Pela Conservação de Espécies Migratórias, designada Convenção de Bona, entrou em vigor em 1983. Todos os países que a assinaram estão obrigados a proteger as espécies migratórias que habitem ou atravessem o território sob a sua jurisdição. A próxima conferência internacional acontecerá em 2017 nas Filipinas.

(Fonte: DN Ciência, 10 Nov. 2014)
 

4 comentários:

  1. É uma pena que existam animais vitimas da ignorância humana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Wanderley,

      Isso mesmo, a ignorância humana, a par da arrogância, estão a destruir a Natureza e o nosso planeta.

      Onde está a inteligência destes seres (nós???) que se auto-intitulam superiores?

      É bom ver-te por aqui.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, querida Tétis
    Vi a reportagem na TV e cada vez mais é necessário termos a consciência de que tudo vai mudar um pouco no decorrer dos anos...
    Bjm fraternal

    ResponderEliminar
  3. Hola querida amiga Tétis,

    Los osos como muchos otros animales están peligro por culpa del hombre.
    Es una calamidad, una pena permitir que los capturen y maten con la finalidad de ganar dinero..

    Quien puede impedir eso?

    Sera que vamos acabar con todo en nuestra Tierra?

    Feliz dia para ti.
    Besistos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.