quinta-feira, 19 de junho de 2014

Smile




Smile é uma canção composta originalmente em 1936 por Charlie Chaplin para o seu filme “Modern Times”. Em 1954, John Turner e Geoffrey Parsons adicionaram letra à canção. Nela o cantor diz que nos devemos animar e porque haverá sempre um futuro brilhante à nossa espera, bastando para isso Sorrir.
Cantada originalmente por Nat King Cole a canção alcançou o “hit parade” em 1954. Seguiram-se-lhe diversas versões, entre elas as de Sunny Gale, Lita Roza, Petula Clark, Natalie Cole, Djavan e mais recentemente de Michael Jackson.


“Modern Times” (Tempos Modernos) é um filme americano de 1936 do cineasta Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem “The Tramp” (O Vagabundo) tenta sobreviver num mundo moderno e industrializado. O seu enredo é considerado como uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, estalinismo, satanismo, cristianismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como aos maus tratos a que os operários foram sujeitos após a Revolução Industrial.

Chaplin trabalha pormenorizadamente cada cena de forma a que a sua mensagem social chegue ao espectador. Assim,  nada parece escapar-lhe, sendo exemplo a máquina que passa a ocupar o lugar do homem e as facilidades que levam à criminalidade e à escravidão. O amor também está presente mas duma forma quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.

Censurado pela forte crítica à sociedade americana e ao “american way of life”, o filme também foi censurado pelos industriais pelo ataque aos aspectos negativos que trouxe a “Revolução Industrial”. A Alemanha nazi foi um dos países que censurou fortemente o filme devido às citações feitas ao comunismo e à social-democracia. É ainda considerado um tanto futurista e ousado para a época.

Considerado como o último filme mudo da história, foi extremamente aclamado pela crítica quando lançado e é hoje apontado como um dos melhores filmes de todos os tempos pela crítica e cinefilia.



14 comentários:

  1. Fue uno de los más grandes. Paso por aquí también poseidón para despedirme por las vacaciones, así que un fuerte abrazo, feliz verano y hasta Septiembre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Pepe.

      Buenas y felices vacaciones. Esperamos tu retorno.

      Besitos y abrazos de los amigos del Farol,

      Tétis, Poseidón y Argos

      Eliminar
  2. Parabéns pela postagem uma belíssima .
    Sinto muitas saudades da nossa troca de carinho.
    Deus abençoe você com saúde e felicidade também.
    Feliz final de semana beijos,Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Evanir,

      Também eu sinto saudades dessa troca de carinho de que falas mas, acredita, embora ausente e silenciosa nunca esqueço os amigos e sempre que posso eu passo para uma visitinha.

      Como tão bem sabes, por vezes a vida não nos dá a disponibilidade e a disposição necessárias para que estejamos mais tempo com os amigos e lhes demos toda a atenção que tanto merecem.

      Também te desejo toda a saúde e felicidade do mundo.

      Um beijão e um abraço bem apertado.

      Eliminar
  3. Charlie Chaplin e o seu eterno personagem Vagabundo :)
    Com a mestria das coisas simples,irreverente e revolucionário na sua época, Chaplin criou um personagem imortal e intemporal.
    Obrigado por lembrarem esta Cidadão do Mundo neste post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo,

      Obrigada pela tua visita sempre tão agradável e pelas tuas palavras amigas.

      Deixei um comentário no teu blog que ainda não tinha visitado depois da mudança.

      Um beijinho amigo

      Eliminar
  4. Que linda. Olá amiga vindo te dá um abraço e te convidar a participar do 9º Ostra da Poesia, seja como poetisa ou votante. Não será agora, mas quem cedo madruga Deus ajuda *gargalhadas*. É um convite spam, sorry, mas tenho muitos bloguxos para visitar. Beijos no coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Lindalva,

      É claro que será para mim um prazer e uma honra participar do 9º Ostra da Poesia. Será como votante, já que não sou poetisa nem sequer me atreveria a competir com poetas de cujas penas brotam obras tão belas que a todos nos encantam.

      Conta comigo.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá, Tétis, boa tarde!

    Mentiria se te dissesse não ter ficado triste por verificar que todos os comentários cá ficaram excepto o meu e a tua resposta!
    Não será por isso que deixarei de cá voltar, pois considero todos os elementos que compõem a equipa do 'Farol' como bons amigos.
    Verdade seja dita, que o Argos, com quem troco comentários com maior assiduidade, tem um cantinho especial no meu coração.
    Posto isto, resta-me deixar um grande abraço e a certeza que não será o desaparecimento de um comentário que irá alterar seja o que for entre nós.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa amiga Janita,

      Obrigada por teres voltado e por teres aceite as minhas desculpas. Eu sei que nos consideras a todos como amigos e que és uma pessoa correcta e por isso irias sempre entender que o que aconteceu foi sem intenção e fruto talvez de alguma ignorância relativamente a certos detalhes mais complexos da administração de um blog.

      Resta-me pedir-te de novo desculpa (acho que nunca é demais) e enviar-te um abraço bem apertado e amigo.

      E já agora, que passes um animado São João!...

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Charlie Chaplin, un gran talento.
    Maravillosa pelicula!
    Bonito post.
    BESOS MI QUERIDA AMIGA

    ResponderEliminar
  7. E com este post, aprendi muito!
    Obrigado pela partilha ( sinto-me um pouco ignorante)

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Argos,

      Penso, ou melhor sinto, que todos os dias e a toda a hora aprendemos algo mais que nos vai enriquecer e ajudar a entender o mundo que nos rodeia.

      "Ignorante" todos nós somos dado que é impossível ou utópico pensar-se que alguém domina na totalidade o saber e conseguiu adquirir todo o conhecimento.

      Fico satisfeita e feliz em saber que aprendeste algo com este post e tiveste a sinceridade e a humildade em o admitir.

      Um enorme abraço.

      Eliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.