quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mulher ao espelho


Hoje, que seja esta ou aquela,

pouco me importa.

Quero apenas parecer bela,

pois, seja qual for, estou morta.

Já fui loura, já fui morena,

já fui Margarida e Beatriz,

Já fui Maria e Madalena.

Só não pude ser como quis.

Que mal fez, essa cor fingida

do meu cabelo, e do meu rosto,

se é tudo tinta: o mundo, a vida,

o contentamento, o desgosto?

Por fora, serei como queira,

a moda, que vai me matando.

Que me levem pele e caveira

ao nada, não me importa quando.

Mas quem viu, tão dilacerados,

olhos, braços e sonhos seus,

e morreu pelos seus pecados,

falará com Deus.

Falará, coberta de luzes,

do alto penteado ao rubro artelho.

Porque uns expiram sobre cruzes,

outros, buscando-se no espelho.

(Cecília Meireles)

7 comentários:

  1. Olá, Tétis!
    Cecília Meireles deixou ao mundo um espólio cultural riquíssimo, mas um pouco complexo, nem sempre fácil de compreender. Não conhecia este poema, que li e reli! Não para o analisar - quem sou eu para o fazer- mas para entender qual o sentimento nele implícito.

    A nossa imagem exterior pode mudar, consoante a nossa vontade e com o passar dos anos( contra a nossa vontade). Quem procurar a beleza no espelho, sujeita-se a morrer lentamente, num suplício igual ao daqueles que morrem sob o peso de uma "cruz"? Acredito que sim!

    Um belo poema de reflexão que gostei muito.

    Beijinhos.

    Janita

    ResponderEliminar
  2. Achei um ótimo retrato de mulher.....
    Gostei muito de cnhecer....
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga Tétis
    Um retrato perfeito e maravilhoso.
    Hoje vim deixar meu abraço de afeto e carinho. Vou ausentar-me por alguns dias para descansar. Voltarei energizada. Meu coração se encherá de saudade mas esta pausa é necessária. Agradeço a sua visita ao meu recanto poético. Você o deixa iluminado com teu halo de luz. O teu carinho e a tua amizade são muito importantes para mim. Deixo beijokinhas com sabor de saudade recheadas com o carinho da minha amizade.
    Gracita
    Tem um mimo pra você!

    ResponderEliminar
  4. Nossa amiga escolhestes um poema a dedo mesmo... emocionou... Só tu querida Tétis para me emocionar. beijos doces no coração.

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga Tétis,

    "TOUTES LES FEMMES SONT BELLES".

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. um poema que reflete a condição da mulher acabada, velha, feia e sozinha, mas o importante não é como vêem você os demais por fora, nem quanto tenha sofrido, senão a beleza do alma que dá você paz

    ResponderEliminar
  7. Tétis,

    Não sei porque continuamos a acreditar no espelho, um mero reflexo do "exterior".

    Abraço grande

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.