domingo, 13 de junho de 2010

Dia de Sto. António, Dia de Lisboa

O 13 de Junho é a data em que se comemora e festeja o feriado municipal de Lisboa. É também conhecido por Dia de Santo António, dado ter sido a 13 de Junho de 1231 que faleceu em Pádua este santo português nascido em Lisboa. Assim, por toda a cidade de Lisboa ocorrem festas em sua honra.

Os arraiais populares começam logo na noite do dia 12 e tomam conta da cidade. Os bairros típicos apresentam-se enfeitados com balões e arcos decorativos e neles não faltam as sardinhas assadas na brasa, o caldo verde, a brôa de milho, o vinho tinto e os bailaricos.

Nessa noite a cidade vibra com o desfile das marchas populares ao longo da Avenida da Liberdade, uma das suas principais artérias. Lisboa mantém com este desfile uma tradição que teve a sua origem em 1932 e em que os diferentes bairros competem entre si para conseguirem a consagração da “grande marcha de Lisboa”. O desfile encerra com um monumental fogo de artifício.

Sendo Santo António tido como santo casamenteiro, neste dia 13 de Junho a Câmara Municipal de Lisboa organiza, desde 1958, na Sé Patriarcal de Lisboa, o casamento de jovens noivos de origem modesta. Conhecidos por “noivos de Santo António”, recebem várias ofertas como forma de os auxiliar e à nova família que irão constituir.

Por todo o lado aparecem à venda os aromáticos vasos de manjerico, enfeitados com um cravo e uma bandeirinha com uma quadra popular que, é da tradição, os rapazes oferecerem às namoradas.

Nas noites de Sto. António
Vou saltar uma latada
E vou cantar, divertir-me
Com a minha namorada.

Lisboa, és meu amor,
Quero contigo dançar
Cantar cheia de fulgor
A tradição popular.


Ó Sto. António de Lisboa
Tens fama de casamenteiro
Se o casamento fosse coisa boa,
Tu não ficavas solteiro!

Santo António, Santo António
Ó meu Santo Milagreiro
Arranja-me moça bonita
Pra este rapaz que é solteiro!


E… quem melhor do que Amália para cantar Lisboa e o seu Santo Milagreiro?








32 comentários:

  1. ¡Qué bonita es Lisboa!
    Vuestra entrada no podía ser fea tratandose de una ciudad con tanta belleza.
    Feliz día.
    Besos a los tres amigos

    ResponderEliminar
  2. Tétis,

    Que linda postagem!!!No dia em que foi comemorado o Dia dos Namorados, exaltação ao amor...hoje, o Santo Antônio, que tanto aos solitários em busca de amor inspira...rs
    Quando eu era criança, minha família inteira, que era grande, fazia homenagens com queima de fogos aos Santos de Junho...saudades!!!

    Adorei!!

    Um beijo....bom Domingo de Santo António a todos do Farol....

    Reggina Moon

    ResponderEliminar
  3. Olá Tétis!

    Parabéns por esta entrada que dá a conhecer, a quem vos visita, as tradições deste mês de Junho às quais se juntam, na noite de 23 para 24, a noite de S.João..., na cidade do PORTO.
    Uma animação a não perder!
    Tenho que puxar a brasa à minha sardinha...:=)
    Muito ilustrativo o teu post!
    Espero que te tenhas divertido muito ontem.

    Um beijo e bom domingo para os meus Amigos do Farol..., Tétis, Argos y Poseidon.

    ResponderEliminar
  4. Olá Tétis

    Será que o Santo António também “atende” outro tipo de súplicas?
    Vou tentar fazer o meu pedido em duas quadras populares mal "alinhavadas" para não destoar do dia!

    Santo António casamenteiro
    És capaz doutro tipo de milagre?
    Deixa o PC da Tétis de novo inteiro
    Acaba no Messenger com esse gostinho agre!

    Os amigos Poseidón e Argos
    Em ti aprenderão a confiar
    Esquecerão os momentos amargos
    Em tua honra irão foliar!

    :)

    Abraço grande e feliz dia

    ResponderEliminar
  5. Lisboa es una ciudad preciosa,con un gran sabor a fado.
    Estupendo reportaje.

    Un saludo, a los tres.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez, e muito feliz por isso,
    Parabéns pela postagem!
    Interessante,apelativa,levando "um pouco de nós" a vários locais!
    Beijoo.
    isa.

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga Tétis,

    que maravilla y que bueno es estar de fiestas, por lo menos nos trae alegría que bien la necesitamos.

    Sabes que ando falta de tiempo, pero consegui ver en las noticias de RTPI vuestra fiesta ahi en LISBOA.

    Como me hubiera gustado estar ahi contigo y nuestro amigo ARGOS para celebralo juntos...

    Yo tb se que LISBOA es una ciudad maravillosa y su gente con ella..

    Besos, beijos fofinhos amiga

    ResponderEliminar
  8. ¡Que placer volver a escuchar a Amalia Rodriguez!, ¡que placer imaginar un paseo por Lisboa!
    Feliz día.
    Bicos.

    ResponderEliminar
  9. Um super beijo carinhoso de otima semana pra ti amiga....

    ResponderEliminar
  10. Bonito texto e belos vídeos...
    Eu fico com este...

    'Santo António, Santo António
    Ó meu Santo Milagreiro
    Arranja-me moça bonita
    Pra este rapaz que é solteiro!'

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Hola Poseedor... disculpa mi tardanza... para felicitarte en este día de Santo Antonio..

    quizás...siento morriña...de aquella tierra, tengo necesidad de volver pronto y de ouvir falar portugués...

    tenho bontade... muita..

    pronto iré para lá...

    espero... a finales de Julio y se me hace eterno..

    Lisboa, los fados, sus avenidas, su olor..

    verdad que Lisboa huele mejor que ninguna ciudad de Europa..

    estoy segura..

    No te he olvidad ni un momento... pero me he despistado..

    Un besazo amigo querido

    ResponderEliminar
  12. Ola Tétis, que belo post.

    Minha amiga trago um recado da Mariz. Pede desculpa de não vos comentar, mas está sem computador e não sabe quando voltará a ter.
    Manda beijinhos e saudades.
    Tambem eu deixo muitos beijinhos com saudades
    Isa

    ResponderEliminar
  13. As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!

    Bob Marley

    Feliz Noite e beijos meus! M@ria

    ResponderEliminar
  14. Hola Duna

    Gracias por tu visita y comentario.

    Conoces Lisboa? Si no conoces te invito a conocer. Voy a ser tu anfitriona.

    Besitos

    ResponderEliminar
  15. Olá Reggina

    Em Portugal, em muitas localidades, comemora-se com grandes festas os principais santos do mês: Santo António, São João e São Pedro. Comuns a todas elas são os balões, as fogueiras, os bailaricos e muita comida e bebida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Amélia

    Fazes muito bem puxar a brasa à tua sardinha!... Até porque, embora habite em Lisboa, o santo que se comemora na minha terra natal é o São João, tal como no Porto!...

    Em homenagem e para dar a conhecer o São João do Porto, no ano passado coloquei um post sobre essas festas. Poderás vê-lo em:
    http://nuestramizade.blogspot.com/2009/06/o-sao-joao-do-porto.html

    Beijinhos meus e dos amigos Argos e Poseidón

    ResponderEliminar
  17. Olá Argos

    Pois aqui vai uma resposta "à altura" do teu comentário!...

    Argos, meu querido amigo
    Não sabia que eras poeta,
    Santo António está contigo
    Será por seres lisboeta?

    Teu pedido foi satisfeito
    O computador melhorou
    Parece que fez efeito
    Santo António nos salvou!...


    Um grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  18. Hola Criss

    Veo que te gusta Lisboa.

    Gracias por tu visita y comentario.

    Besitos de los amigos del Farol

    ResponderEliminar
  19. Olá amiga Isa

    Ainda bem que gostaste do post. É nossa obrigação mostrar um pouco do belo que temos por cá. O orgulho nacional tem de vir ao de cima, não te parece?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Querido amigo Poseidón

    Eu sei o quanto gostarias de vir a Lisboa na época das festas da cidade. Mas, como bem sabes, isso depende só de ti!...

    Sabes que tens cá uns bons anfitriões prontos a satisfazerem todos os teus desejos e curiosidade!...

    Beijinhos, ou melhor, bisous

    ResponderEliminar
  21. Amiga Fonsilleda

    Escutar Amália é fácil, basta ir ao Youtube.

    Mas, juntando o útil ao agradável, que tal uma vinda a Lisboa onde pudesses passear e desfrutar de todos esses locais que ainda estão impregnados da presença e recordação da nossa grande fadista?

    Bikiños

    ResponderEliminar
  22. Olá Everson

    Obrigada pelo beijo que retribuo com todo o meu carinho e Amzade.

    Volta sempre!...

    ResponderEliminar
  23. Olá Mestre

    Entendi a tua súplica e, como sou tua amiga, irei interceder junto de Santo António para que o teu desejo seja concretizado!...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Estrella Altair

    Obrigada pela visita ao Farol.

    Beijinhos de Tétis, Argos e Poseidón

    ResponderEliminar
  25. Olá Maysha

    Obrigada pelo recado que trazes de Mariz.

    Fico feliz em saber que gostaste do post.

    Também eu estou com saudades e "prometo" um destes dias aparecer para nos vermos e conversarmos.

    Beijinhos muito amigos

    ResponderEliminar
  26. Olá M@ria

    Obrigada pela visita e pelos belos pensamentos que sempre aqui nos deixas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Yo tambiém hicé un entrada sobre el Dia de Santo Antonio.

    Sabes cual fué la Marcha que ganó? ALFAMA!!

    Mil besos

    Flor

    ResponderEliminar
  28. Amiga Tétis

    Não imaginas como fiquei feliz ao receber a mensagem que deixaste no “Utopie calabresi”.
    Muito obrigado pela presença, apoio, carinho e amizade!
    Peço desculpa pela minha tão longa ausência, mas ainda as coisas não correm bem… Ultimamente sofri muito por causa dos meus problemas de saúde… Agora estou um pouco melhor, mas preciso de muito tempo para restabelecer-me…
    A Laura e eu temos muitas saudades de Portugal e dos magnificos amigos que deixámos lá...
    Com certeza voltaremos um dia!

    Um abraço do tamanho do mundo.
    Domenico

    ResponderEliminar
  29. Olá Flor

    Nunca é demais homenagear Santo António e Lisboa, a cidade que o viu nascer e onde é tão querido por todos.

    A marcha vencedora, Alfama, foi das que mais gostei. Penso que este ano foi bem difícil eleger a vencedora, dado que eram todas muito bonitas e atractivas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Amigo Domenico

    Fico também muito feliz em receber a tua visita aqui no Farol e por ter notícias tuas. Pena é que essas notícias não sejam das melhores e que ainda estejas a sofrer muito com respeito à tua saúde.

    Já que estamos num post dedicado a Santo António, pedir-lhe-ei que recuperes bem depressa e que logo, juntamente com Laura, possas voltar a Portugal e confraternizar com todos os amigos que cá deixaram e em quem as "saudades" já apertam.

    Boas melhoras e beijinhos e abraços muito amigos

    ResponderEliminar
  31. Um selo Dardos,especial espera-vos
    no Selos e mimos.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  32. Amiga Isa

    Obrigada pelo selinho que nos ofereces com tanto carinho. Iremos colocá-lo em breve.

    Beijinhos dos amigos do Farol

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.