quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz 2010


Um novo ano se aproxima e com ele a certeza de que a vida é muito mais bela, fácil e tranquila quando se têm amigos como vós para partilharmos as alegrias e as preocupações.

Que 2010 vos reserve apenas as coisas boas da vida, que todos os vossos sonhos se realizem, que nunca vos falte o essencial e que tenham sempre saúde, tranquilidade, paz e muito amor.

Além de tudo, meus amigos, desejamos que neste ano que está a chegar (e em todos os próximos) possam contar sempre connosco, pois sentimo-nos muito felizes e honrados por podermos ter a vossa confiança e amizade.


Feliz 2010!...



Un nuevo año se acerca y con elle la certeza de que la vida es mucho más bonita, tranquila y fácil cuando tenemos amigos como vosotros para compartir las alegrías y las preocupaciones.

Que el año 2010 te ofrezca sólo las cosas buenas de la vida, que todos tus sueños se hagan realidad, que tengáis siempre lo esencial y muy buena salud, tranquilidad, paz y mucho amor.

Además, mis amigos, deseamos que en el nuevo año (y para todos los siguientes) siempre podáis contar con nosotros, porque nos sentimos muy contentos y honrados de poder tener vuestra confianza y amistad.

Feliz 2010!...

domingo, 27 de dezembro de 2009

Especial Natal - Especial Navidad con Roberto Carlos




Roberto Carlos Braga nació el 19 de abril de 1941 en Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil. Cantante del género pop brasileño, ha logrado gran éxito y reconocimiento en sus 50 años de carrera.


En el 2009 celebra sus 50 años de carrera artística con una serie de eventos a lo largo de todo el país siendo el más grande un mega concierto realizado en el estadio Maracaná el más grande estadio de futbol del mundo.


En 1974, Roberto Carlos grabó su primer álbum especial de Navidad para el canal Globo. Estableciendo la costumbre, no interrumpida hasta la fecha, de lanzar un álbum por año con colaboraciones de artistas invitados. Junto con apariciones en radio y televisión, las ventas de sus álbumes.


El dia 25 de Diciembre todos los brasileños esperan con ansiedad para ver el ESPECIAL NATAL con el REY ROBERTO CARLOS.


Vean aqui un poco del « Especial Natal 2009 » con estos 3 videos es una verdadera delicia, disfruten con ellos :










Los tres amigos del farol, deseamos unas felices fiestas a nuestros lectores y seguidores :

Feliz Navidad !

Feliz NATAL !

Joyeux Noël !

sábado, 26 de dezembro de 2009

Natal das Sombras

A “equipa” do Farol, Tétis, Poseidón e Argos, desejam a todos os nossos amigos a continuação de umas festas muito felizes!
Este poema é dedicado especialmente a todos aqueles que nestes dias, para além da alegria alusiva a esta quadra, sentem também alguma nostalgia e muito AMOR.
Porque o Natal, citando o poeta Miguel Trigueiros, “É só isso, isso, isso, O AMOR, assim tal e qual.”

Natal das Sombras

Vêm as sombras hoje ter comigo.
Vêm as sombras num cortejo lento.
(Vêm as sombras a pedir-me abrigo
Ou sou eu que as procuro em pensamento?)

Natal das Sombras! Bem o oiço e vejo.
Bem o sinto! Andam passos no caminho...
Chegam todas as sombras num cortejo,
Sentam-se à minha volta, de mansinho...

Primeiro, a sombra de meu Pai... – Meu velho,
Vem aquecer-te, que está frio no Espaço!
Vem dar-me a tua bênção, teu conselho
E o teu abraço... Ah, mas que fundo abraço!

Há tanto tempo que não vinhas! Tanto!
Já na minha lembrança era sol-posto...
Perdoa! Olha as estrelas do meu pranto
Como derramam luz sobre o teu rosto!

Vieste agora, Pai, vieste agora
A festejar comigo o dia eleito,
Na hora da Família, nesta hora
Em que a ausência é presença em cada peito!

A noite de Natal tomba ao de leve
E de mistério a natureza veste...
Lá fora há tanto frio! O luar é neve.
Mas cá dentro há calor – porque vieste…

Natal das Sombras! Tu agora, Avó…
Partiste há pouco mas voltaste cedo…
Não tenho medo. Vem. Eu não estou só.
Chega-te ao pé de mim…Não tenho medo.

Medo de quê? É o Natal das Sombras…
A vida e a morte são a mesma linha.
Mistério dos que voltam: não me assombras.
Chega-te ao pé de mim, boa avozinha!

Foi bom que tu viesses. Mas eu sei:
Não podes demorar-te, com certeza…
Oh avozinha, fica! – Há bolo-rei
E nós cabemos todos nesta mesa…

E agora os tios…Boa noite…Olá!
Sentem-se aqui…Há lume na lareira…
Oh, a alegria enorme que me dá,
Se puderem ficar a noite inteira!

É Dezembro lá fora? Aqui é Maio,
Pois onde entra o amor tudo floresce.
Quereis um golo de cacau? Tomai-o
Bem quentinho! Vá lá, senão ele arrefece…

Porque não falam? Quero ouvir as vozes
Que há tantos anos esqueceram já…
Gostam de doces? Tenho aqui filhozes…
Foram feitas em casa…Provem! Vá!

E agora tu meu filho…Tão pequena
Que a tua sombra franzininha é!
E ao pé dela é tão grande a minha pena…
- Mas ainda é maior a minha fé.

Pousa as tuas mãozitas nos meus ombros.
Não te esqueci, Nem esqueço mais. Descansa.
Tu renasces comigo dos escombros.
Tu renasces comigo em cada esperança.

Encosta a cabecinha nos meus braços.
É Noite de Natal. Meu filho, vem!
Foi longa a caminhada dos espaços,
Mas, agora voltaste…Ainda bem.

E as nossas Mães…A tua e a minha mãe.
Quem, como elas, é connosco? Quem?

E, por último, tu, avô velhinho,
Meu Deus! Estás tão cansado, tão desfeito!
Tão pálido que chegas! Tão curvadinho,
Mas, lá por dentro, sempre tão direito!

Toma esta manta e cobre os teus joelhos.
- Já estamos todos…Como é bom assim!
Agora conversemos. Sim, meus velhos?

Saudade: É o teu Natal dentro de mim.

(Miguel Trigueiros)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Boas Festas *** Felices Fiestas

Através deste "miminho", que convidamos os nossos amigos a levarem para os seus blogues, a equipa do Farol (Tétis, Poseidón e Argos), deseja a todos que visitam o nosso "cantinho", um Feliz Natal e um Fantástico 2010!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Edith Piaff - O rouxinol de França

(19/12/1915 – 10/10/1963)

Se fosse viva, Edith Piaff completaria hoje o seu 94º aniversário. Mas, infelizmente, as privações na infância, a boémia, o vício da morfina e o hábito do álcool formaram uma combinação perigosa que pôs um fim precoce à vida da cantora, falecida aos 47 anos de idade.

Com ela a França perdeu a maior das suas vozes de que se tem registo. Cantora e compositora imortal, o seu canto expressava claramente a sua trágica história de vida e as suas letras retrataram, em tom de drama ou de alegre sátira, boa parte da história social e amorosa dos parisienses do século XX. A sua voz peculiar, inconfundível, tornada universal, foi levada para todas as partes do mundo como símbolo do renascimento francês depois da desastrosa experiência da II Guerra Mundial.


---***---

Edith Giovanna Gassion, seu verdadeiro nome, nasceu em Paris, França, no dia 19 de Dezembro de 1915. Seu pai, francês, trabalhava num circo e sua mãe, de origem ítalo-argelina, era cantora de rua. Deixada por um período de tempo aos cuidados de sua avó paterna, que trabalhava num bordel, Edith contacta com prostitutas e seus clientes, ambiente este determinante para a sua personalidade e visão sobre a vida.

Começou a carreira acompanhando o pai nas ruas e em pequenos circos itinerantes, com um repertório de canções populares. Aos 17 anos, Edith casa-se com Louis Dupont com quem teve uma filha, Marcelle, que morreu de meningite aos dois anos de idade.

Todas as relações que teve resultaram em fracasso e infelicidade. Aos 20 anos encontra-se só, à beira do abismo, divorciada, muito perto da droga, da prostituição e da depressão.

Em 1935, o dono do cabaré Le Gerny’s inicia-a na vida artística, sendo a ele que Edith deve o nome de “la Môme Piaf”, expressão francesa que significa “pequeno pardal”, de acordo com a sua baixa estatura.
No ano seguinte lança o seu primeiro disco e faz a sua estreia no music-hall.

Durante os anos da II Guerra Mundial, Piaf fez grande sucesso em Paris e em toda a França. Depois da guerra tornou-se famosa internacionalmente, dando espectáculos na Europa, Estados Unidos da América e América do Sul.

“Chez Edith Piaf” = A casa de Edith Piaf

Edith Piaf influenciou grande parte dos artistas da sua época ao estabelecer uma ponte para que estes se conhecessem. Foi na sua residência, local de encontro do seu círculo de amizades, que grandes nomes da música francesa tiveram o primeiro contacto e em diversas vezes iniciaram maravilhosas parcerias musicais. São exemplo, Gilbert Bécaud, Jacques Pills (célebre cantor francês com quem a intérprete se casou em Setembro de 1952), Jacques Plante, Louis Amade, Charles Aznavour (com quem também teve um caso amoroso), Jean Broussolle, Yves Montand, Jacques Prévert, Francis Lemarque, entre tantos outros, hoje também consagrados na história fonográfica da França e do mundo.

É na casa de Piaf que Gilbert Bécaud começa a sua amizade com Charles Aznavour, com quem escreverá diversas canções, algumas registadas por cada um deles, interpretadas e preparadas de maneira bem diferente. É ainda na casa de Piaf que Bécaud reencontra Jean Broussolle, que lhe escreverá várias letras de canções, grandes sucessos no curso de sua longa carreira. Ainda nessa residência, Charles Aznavour conhecerá Jacques Plante que virá a ser um dos seus grandes colaboradores.

Assim, pouco a pouco, o círculo de relações e de colaborações de Piaf foi-se alargando ainda mais. Numa época que, imediata ao pós-guerra, via nascer toda uma nova geração de artistas, não só a cantora teve apoio incondicional dos seus amigos, todos maravilhosos profissionais da música, mas também ajudou na carreira de muitos deles.



A vida amorosa e as canções

Edith Piaf teve vários romances, estando as suas mais famosas canções a eles ligadas. Os romances mais conhecidos foram com Marlon Brando, Yves Montand, Charles Aznavour, Théo Sarapo, Georges Moustaki e Marcel Cerdan.

Numa turné em Nova Iorque, em 1948, conhece o pugilista francês Marcel Cerdan com quem inicia um tórrido romance. Cerdan vivia em Marrocos e morreu num acidente de avião em 28 de Outubro de 1949, num vôo de Paris para Nova Iorque, onde a iria reencontrar. Arrasada pelo sofrimento, Edith Piaf aplica-se fortes doses de morfina. Os seus grandes sucessos “Hymne à l'amour” e “Mon Dieu”, foram cantados por Edith em sua memória. Marcel Cerdan é tido como o grande amor da sua vida.

Em 1951, o então jovem cantor Charles Aznavour converte-se em seu secretário, assistente, motorista e confidente. Piaf ajuda-o na sua carreira, levando-o em turné pelos EUA e pela França e gravando algumas das suas músicas.

Em Setembro de 1952, Piaf casa-se com o célebre cantor francês Jacques Pills, do qual se divorcia em 1956.

Começa uma história de amor com Georges Moustaki, que Edith lança para a música. Ao seu lado sofre um grave acidente automobilístico no ano de 1958 e piora o seu já deteriorado estado de saúde e a sua dependência em morfina. Edith grava novo sucesso, a canção “Millord”, da qual Moustaki é o autor.

Edith Piaf morreu em 10 de Outubro de 1963 na localidade de Grasse, nos Alpes-Marítimos, aos 47 anos, com a saúde abalada pelos excessos, pela morfina e por todo o sofrimento de uma vida. Está enterrada na mais célebre necrópole parisiense, o cemitério do Père-Lachaise.

O seu funeral foi acompanhado por uma multidão poucas vezes vista na capital francesa. Hoje, o seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E por vezes

E por vezes

E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes

encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes

ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro da noite não os meses
lá no fundo dos copos encontramos

E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes por vezes ah por vezes
num segundo se evolam tantos anos

(David Mourão Ferreira)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Marc Levy - la Première Nuit


Pour tous ceux qui aiment lire, voici le livre que je lis en ce moment (je vous invite à le découvrir, vous pouvez vous le procurer facilement, (Marc LEVY est traduit dans plusieurs langues, 41 à ma connaissance) :

J’ai acheté ce livre pour plusieurs raisons et notamment pour celles-ci :

MARC LEVY,
- Sait construire une histoire et ménager le suspense..
- Son dernier livre nous fait voyager dans plusieurs pays du monde.
- Il aborde d’une façon accessible les grands thèmes :
Que sont l’amour, l’amitié et les mystères de la vie.
- Avec tout ça il est également poète et philosophe

Le site :
http://www.marclevy.info/

L’écriture est un fantastique voyage selon Marc Levy

Depuis le 30 avril dernier, Marc Levy, écrivain français, a expliqué à douze écoles implantées dans dix pays en quoi « l’écriture est un fantastique voyage », au cours d’un débat en ligne tenu depuis New York. Les participants ont discuté de l’écriture de romans, de la créativité et de l’innovation.

Le dialogue a porté sur plusieurs sujets littéraires, comme les écrivains préférés, la limite entre fiction et réalité, les modèles d’écriture, la création d’intrigues et le portrait des personnages. Les élèves ont également posé des questions sur les ingrédients d’un bon roman et la marche à suivre pour devenir un bon écrivain.





« Il n’existe aucune recette miracle pour écrire un roman, a expliqué Marc Levy. L’écriture est un terrain de liberté : respectez—la et appréciez-la ! Ne regardez pas votre crayon et votre feuille de papier en pensant que c’est de l’art. Si, à la fin de votre vie, l’un de vos lecteurs est intimement persuadé que vous avez fait de l’art, tant mieux. Mais pour l’instant, c’est juste du travail, du travail et encore du travail.
L’humilité est la meilleure garante de votre liberté d’écriture. N’enfermez pas cette liberté d'écriture en vous concentrant plus sur vous-même que sur l’histoire que vous souhaitez raconter. En d’autres termes, ne restez pas axé sur votre écriture, mais sur ce que vous écrivez. Ne pensez pas aux maisons d’édition avant d’écrire votre histoire. Et dernière chose, mais pas des moindres, amusez-vous. Écrire est difficile, parfois douloureux, mais c’est aussi un voyage fantastique. »

Marc Levy a étudié à l’université prestigieuse de Paris Dauphine. Ses ouvrages ont été traduits en 41 langues dans le monde entier. Concernant les langues, les cultures et les perceptions culturelles, il a encouragé les jeunes Européens à comprendre les différences culturelles et apprendre des autres cultures.
Katalin Domokos, professeur coordinatrice dans l’école hongroise, nous a expliqué que cet événement « était une grande opportunité pour mes élèves, très enthousiastes, et moi-même, car nous avons pu découvrir la littérature
contemporaine, sujet fédérateur depuis toujours ».





Quelques citations de Marc Levy qui me touchent beaucoup et que je partage également :

- L'homme n'invente l'éternité de son existence que dans les sentiments qu'il partage.

(Marc Levy, extrait de vous revoir)

- Certains moments ont un goût d'éternité.

(Marc Levy, extrait de vous revoir)

- Une partie de l'art de vivre dépend de notre capacité à combattre notre impuissance.
(Marc Levy, extrait de Et si c’était vrai..)

Rien n'est impossible, seules les limites de nos esprits définissent certaines choses comme inconcevables.

(Marc Levy, extrait de Et si c’était vrai..)


NB : je vous souhaite une bonne lecture

domingo, 13 de dezembro de 2009

Abrázame Así

Quem nunca sentiu uma forte vontade de ser abraçado?

De repente, sem sabermos bem porquê, dá-nos uma vontade de um abraço, de sentir essa magia que é transmitida, dessa fusão de energia que harmoniza e que afasta toda a angústia, que desperta uma lágrima de alegria e acalma o coração.

Abraços são dados de muitas formas e têm diferentes significados. Há abraços que dizem: “estou feliz com a tua amizade…”

Há aqueles que traduzem o orgulho que se sente por alguém e que dizem: “não existe no mundo ninguém igual a ti…”
Há abraços ternos que damos em momentos de tristeza quando alguém está a passar por momentos difíceis. Com eles queremos dizer apenas: “sinto muito!...”
E aqueles que dizem: “que alegria, estou feliz pelo teu regresso…” ou então: “sentirei a tua falta quando estiveres ausente…”
E ainda os abraços que servem para fazer as pazes e que querem dizer: “o que passou, passou… amigos para sempre!...”

Existem abraços para diferentes situações e ocasiões, abraços mais rápidos, mais demorados, mais leves e mais apertados.
Contudo, o abraço mais carinhoso, mais terno e doce é aquele que diz: “estás sempre no meu pensamento e no meu coração porque te quero muito!...”

Hoje sinto-me assim, desejo somente um abraço, pode ser calmo mas que tenha muito carinho, que seja verdadeiro e nele exista muita sinceridade, amizade, cumplicidade e amor!...


ABRÁZAME ASÍ

Abrázame así

Que esta noche yo quiero sentir

De tu pecho el inquieto latir

Cuando estás a mi lado

Abrázame así

Que en la vida no hay nada mejor

Que decirle que sí al corazón

Cuando pide cariño

Abrázame así

Y en un beso te voy a contar

El más dulce secreto de amor

Que hay en mi corazón

Acércate a mí

Y esta noche vivamos los dos

La más linda locura de amor

Abrázame así...

(interpretado por Tamara)


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Em Paris a 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia-Geral das Nações Unidas, na sua 183ª sessão aprovou a “Declaração Universal dos Direitos do Homem”, por 48 votos a favor, nenhum contra e 8 abstenções.
Nesta carta de princípios enunciam-se os direitos fundamentais, civis, políticos e sociais de que devem gozar todos os seres humanos, sem discriminação de raça, sexo, nacionalidade ou de qualquer outro tipo, independentemente do país que habite ou o regime nele instituído.
Contudo, passados 61 anos, continuamos a assistir diariamente a violações graves destes princípios básicos, por parte de estados membros da ONU.


Até quando o desrespeito “alegado” ou muitas vezes comprovado?
Para quando o atingir da meta declarada há 61 anos na Declaração Universal dos Direitos do Homem?

Proclama a presente Declaração Universal dos Direitos do Homem como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efectivos tanto entre as populações dos próprios Estados membros como entre as dos territórios colocados sob a sua jurisdição.”

Utopia?

Hoje, quero deixar aqui o meu obrigado ao cidadão sem rosto, que diariamente luta para que os excessos cometidos contra os direitos e liberdade inerentes à condição humana sejam pelo menos amenizados

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Todo el mundo en este mundo es alguien


Aujourd’hui, je vous propose un très beau texte de Jacques Salomé.

« Déclaration des droits de l'homme et de la femme à l'Existence » :

Tout vivant, sans distinction d'âge, de sexe, de race, de nationalité, de religion, A LE DROIT :

- de penser ce qu'il pense
- d'imaginer ce qu'il imagine
- de rêver ce qu'il rêve
- d'espérer ce qu'il espère
- d'éprouver ce qu'il éprouve
- de ressentir ce qu'il ressent
- de désirer ce qu'il désire
- de rencontrer qui il rencontre
- de se dire avec ses mots à lui
- et de cheminer sur son chemin au rythme qui est le sien.

En conséquence, tout vivant, est en droit d'être reconnu, respecté et confirmé dans ce qu'il pense, imagine, rêve, espère, éprouve, ressent, désire, sur son chemin et à son rythme."

Para que el post quede más completo, os propongo también este video de Roberto Carlos « Todo el mundo es Alguien »


TODO EL MUNDO ES ALGUIEN


Somos una multitud de iguales
Semejantes sueños, ilusiones
Rumbos diferentes de conquista
Por ideales universales

No se escribe el nombre de un hombre
En todo lo que el hace
Pero donde pone sus manos
Están sus digitales

No importa el color del hombre
Cómo él se viste, dónde vive
En un castillo o en una casa humilde
Él también hombre de bien

Él es un guerrero y disputa
Con esa fe que tiene
Y que le respeten su lucha
Es todo lo que quiere
Debajo de este cielo
Y a la luz del mismo sol
Todo el mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

De la semilla al trigo cuántos dan
Su trabajo para ver el pan
Del barro hasta la cima
De un rascacielo
Cúantos están, cuántos serán

Todo ser humano es importante
Y pase lo que pase
Nada cambiará esos valores
Si es digno lo que él hace
Por eso quién es quién
Si a los ojos de Dios
Todo el mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Quién es quién
Quién es quién
Todo el mundo en este mundo es alguien

Roberto Carlos

domingo, 6 de dezembro de 2009

Ágata

Parte 1

Continuando a série "Gemas-Cristais-Minerais...", chegou a vez de falarmos um pouco duma pedra bem conhecida, a Ágata.

Nesta Parte 1 falar-se-à da Ágata duma maneira geral e numa Parte 2 trataremos de algumas variedades desta bela pedra semi-preciosa.


A ágata é uma variedade translúcida da Calcedónia, pertencente ao grupo dos quartzos criptocristalinos. Com estrutura variada e camadas concêntricas, apresenta bandas curvas ou irregulares de diferentes cores, tons ou transparências da mesma cor, tais como castanho, vermelho, branco, cinza e azul acinzentado. As cores muito vivas e brilhantes são quase sempre resultado do tratamento para realçar a cor natural.

As ágatas são encontradas como nódulos em rochas efusivas antigas, pobres em ácido cilício e secundariamente, em argilas e cascalhos. São formadas a partir da cristalização da sílica nas paredes das cavidades obstruídas das rochas eruptivas. Apresenta camadas, mais ou menos paralelas, de diferentes cores ou tons da mesma cor, que poderão ser vermelho, branco, cinza ou azul. As cores naturais são geralmente suaves e pálidas. As ágatas coloridas que por vezes se encontram no mercado obtêm a sua coloração brilhante através de meios artificiais.

Assim, de acordo com as formas apresentadas das suas camadas e da sua coloração, podemos encontrar vários tipos de ágatas. Conforme o desenho apresentado nas suas diferentes camadas coloridas, assim é dado um nome específico à ágata. Quando apresenta camadas paralelas concêntricas é chamada ágata orbicular. No caso de as suas camadas serem irregulares, passam a ser chamadas de acordo com o que é sugerido pelas suas formas, como na ágata ruiniforme, ágata musgosa, ágata iridescente, etc.

O nome ágata vem do latim achātes, derivado do grego άχάτης. Este nome provém do antigo Rio Achates, actualmente conhecido com Rio Dirillo, cuja nascente fica próxima do Monte Lauro, na Sicília, Itália, onde esta pedra foi encontrada pela primeira vez.

Há milhares de anos que as ágatas têm sido usadas como jóias, talismãs e amuletos. Na Etiópia foram encontrados objectos primitivos feitos de ágatas, que datam de há cerca de 2 milhões e meio de anos.

Sabe-se que há 3000 anos a ágata já era trabalhada no Egipto sob a forma de selos, pedras para anéis, escaravelhos e vasilhas. Foi utilizada também como amuleto, para proteger do raio e da tempestade.

Desde há muito tempo que a ágata é considerada como tendo atracção divina. Foi dada especial atenção à ágata orbicular, pois devido à sua semelhança com o olho humano acreditava-se que curava doenças dos olhos. Para além disso era considerada como uma protecção eficaz contra o mau olhado. Por outro lado, a ágata musgo era apreciada pelos orientais e ciganos, uma vez que creditavam que os auxiliava na persuasão. Os romanos acreditavam que as ágatas favoreciam as boas colheitas e protegiam os marinheiros. Ainda hoje se mantém essa crença e alguns marinheiros têm como pedra da sorte uma ágata.

Por estar ligada à Terra, os antigos acreditavam que quem a usasse esta pedra seria querido dos demais, além de lhe proporcionar vida longa, saúde, felicidade, eloquência e amabilidade. Era o símbolo da tranquilidade, da coragem e da riqueza. Um amuleto que protegia da inveja e das doenças. O acto de a queimar, acreditava-se, seria uma forma de afastar os conflitos.

Segundo o Islão, as ágatas são pedras muito preciosas. Acredita-se que o portador de um anel de ágata, por exemplo, está protegido contra vários infortúnios e gozará de longa vida, entre outros benefícios.

Os magi Persas também apreciavam os anéis de ágata no seu trabalho e nas suas crenças.

A ágata na China é conhecida como Chu-yu e considerada como um símbolo de longevidade, melhora o humor, alivia os problemas de pele, os problemas oculares, dá vitalidade, coragem e é portadora de protecção e de energia. Promove ainda a purificação do sangue e actua sobre o sistema cardiovascular.

Em todo o Oriente é usada como um amuleto de protecção contra quedas acidentais e mordidas e picadas de cobras, escorpiões e insectos. É uma pedra yin, isto é, de energia fria, feminina e lunar.

Na Ásia, a ágata foi um símbolo do "terceiro olho" que proporciona o aumento da criatividade e da inspiração, favorecendo os pensamentos complexos e complicados. Permite ainda a recuperação da centralidade da alma, mente e corpo.

Os judeus usaram-na para decorar as vestes sacerdotais.

A ágata é sagrada para os muçulmanos, dizendo a lenda que o Profeta Muhammad usava um anel de ágata vermelha gravada com versículos do Corão.

Noutras tradições crê-se que a ágata cura as mordidas de serpente, acalma a mente, previne doenças e contágios, pára a trovoada, promove a eloquência, assegura os favores dos poderosos e traz a vitória sobre os inimigos.

É uma das pedras que figuram simbolicamente nas lendas maçónicas, porque desempenha um papel importante na lenda salomónica.

Crê-se, ainda hoje, que esta pedra de uma forma geral e desde tempos imemoriais tem um grande poder de cura, sendo usada tanta para curas emocionais e espirituais como físicas.Também se acredita que tonifica e revigora o corpo, ajuda no equilíbrio físico e mental, melhorando a auto-confiança e aperfeiçoando a auto-estima.

A ágata é uma das chamadas “pedras de protecção” ou “pedras protectoras” pois acredita-se que protege quem a usa. Deve ser utilizada quando se viaja, para protecção contra inimigos, para prevenir de um mau negócio e contra a má sorte e a doença. É também usada nas crianças como forma de prevenção e protecção.

Os terapeutas de cristais dizem que a ágata é um fornecedor de energia e que purifica o sangue, além de ajudar as pessoas distraídas. Dentro das suas capacidades curativas diz-se baixar temperaturas elevadas, melhorar a visão, iluminar a mente, aumentar a vitalidade vigor, coragem e longevidade.

Existem lindas variedades de ágatas que, espalhadas por toda a casa, servem de decoração e ao mesmo tempo de protecção, ajudando a dissipar as tensões e a trazer energias positivas para o lar.

Está associada aos planetas Terra e Mercúrio e aos signos Touro, Gémeos, Virgem, Balança e Capricórnio. É a pedra para os nascidos nos meses de Maio, Setembro e Outubro e os nascidos nos dias 12 e 14. Está associada à carta de Tarot “O Louco”.

Até ao início do século XIX a Alemanha foi a principal produtora de ágatas, encontrando-se hoje esgotadas as suas jazidas.

Assim, o Brasil é o primeiro produtor mundial de ágatas e as suas jazidas, que se encontram sobretudo no Rio Grande do Sul, são as mais importantes da Terra. As primeiras jazidas brasileiras foram descobertas em 1827, por imigrantes oriundos de Idar-Oberstein, na Alemanha.
Também se encontram jazidas de ágatas no Norte do Uruguai, Estados Unidos da América, México, Madagáscar, Itália, Egipto, Índia, China e Escócia.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Special Stamp for Special People


A nossa amiga do blog “lands book” – http://landsbook.blogspot.com/ - ofereceu-nos este lindo selinho, que muito nos alegrou e sensibilizou.

O selo vem acompanhado de 2 regras:

1. Enumerar 5 livros que gostaríamos de receber pelo Natal!

2. Oferecer o selo no mínimo a 3 blogues.

Como somos 3 amigos no Farol e como já é habitual fazermos, iremos enumerar, em conjunto, os seis livros (dois de cada um de nós) que gostaríamos de receber este Natal.
São eles:

- "La première nuit" - Marc Levy

- "Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?" – António Lobo Antunes

- "Memórias fotobiográficas de Camilo Castelo Branco (1825-1890)" - José Viale Moutinho

- "Under the eye of the clock" - Christopher Nolan

- "Je viens de toutes mes enfances" - Jacques Salomé

- "Sinto muito" - Nuno Lobo Antunes

Como a segunda regra é oferecer o selo a um mínimo de 3 blogues, decidimos ofertá-lo a todos os nossos seguidores que queiram connosco partilhar os livros que gostariam de receber neste Natal.

Obrigado amiga do “lands book”.

Boas leituras para todos!...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Desafio

Da nossa amiga Gara, do blog “Suspiros” (http://garaenlugardelagua.blogspot.com/), vem mais um “desafio” que decerto irá contribuir para que nos conheçamos um pouco mais e melhor neste mundo imenso que é a blogosfera.

O desafio consiste em responder a 4 perguntas.
Como somos três neste nosso Farol que se chama Amizade, iremos responder todos, como se fossemos um só, às questões colocadas.
As três palavras que responderão à primeira pergunta correspondem, cada uma delas, a uma característica de cada um de nós.
Para melhor compreensão e dado que este blog é bilingue, responderemos ao desafio em português e espanhol.

¿Como te defines en tres palabras?

- Temoso, Leal y Persistente

Como te defines em três palabras?

- Teimoso, Leal e Persistente

¿Que color te gusta y por qué?

- Azul marino - por la paz y la profundidad que trasmite. Recuerda el mar, justo bajo la superficie, donde no hay olas y el silencio y la calma prevalecen.

Qual a tua cor preferida e porquê?

- Azul-marinho – pela paz que transmite e pela profundidade. Lembra o mar, um pouco abaixo da superfície, onde não há ondas e o silêncio e calma imperam.

¿A que temes?

- Las enfermedades

De que tens medo?

- Das doenças

¿Que te gustaria hacer?

- Un mundo donde cada ser humano pudiese realizarse encontrando: prosperidad, libertad paz y felicidad.

Que gostarias de fazer?

- um mundo onde cada ser humano pudesse realizar-se e encontrar prosperidade, liberdade, paz e felicidade.

Uma vez respondidas às questões colocadas, desafiamos todos os nossos seguidores a participarem neste desafio e a compartilharem as suas respostas com todos nós.

Quem se atreve?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dezembro

E porque hoje é Dezembro e porque me sinto um pouco nostálgico vou colocar aqui um poema que me embalou durante todos os “Dezembros” da minha infância.

Balada da Neve

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
- Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho...

Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...

E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...

E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
- e cai no meu coração.

Augusto Gil